Com presença do Secretário de Turismo de SP, revitalização do Cristo foi inaugurada nesta terça-feira

A convite do prefeito Leandro Pilha, Vinícius Lummertz representou o governador João Dória em solenidade; local continua fechado para visitação durante pandemia

Momento do descerramento da placa de inauguração da revitalização do Complexo Turístico Wladmir de Freitas, no Morro Itatiaia (Divulgação)

Considerada um marco para o desenvolvimento do turismo em Santa Rita do Passa Quatro, a revitalização do Morro Itatiaia (Cristo Redentor) foi inaugurada na última terça-feira (28/7). A solenidade, restrita em função do período de pandemia, contou com a presença do secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Vinícius Lummertz, a convite do prefeito Leandro Luciano dos Santos, representando o governador João Dória.

Em seu discurso o prefeito falou da importância da obra, considerada um marco no desenvolvimento do turismo no município (Divulgação)

A solenidade contou ainda com a presença do prefeito de Holambra, Fernando Fiori de Godoy, 2º Secretário da Aprecesp (Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo), entidade da qual o prefeito santa-ritense é o presidente pelo segundo mandato consecutivo. Também estiveram presentes os vereadores Paulo Missiatto, Kleber Boroto, Juliana Lorencetti e Lucas Comin, do casal de empresários vencedores da licitação para concessão do local, Luis Gustavo Bianchi e Roberta Bianchi, além de diretores municipais, assessores da Secretaria de Estado de Turismo e da Aprecesp.

Os prefeitos de Santa Rita de Holambra, junto ao secretário de Turismo junto à estátua do Cristo Redentor (Sun7/Divulgação)

A cerimônia começou com apresentação de um vídeo narrando o início da instalação da estátua do Cristo Redentor no alto do Morro Itatiaia, um sonho idealizado pelo senhor Manoel Linares, o Mané Lateiro, há quase 30 anos, que veio a se tornar um dos principais pontos turísticos do município. Em seguida, presidente da Câmara Municipal e os prefeitos de Holambra e Santa Rita discursaram, sempre falando da importância do turismo como atividade econômica nas estâncias. O secretário de Turismo foi o último a discursar, falando da evolução do setor turístico em todo mundo e seu crescimento da geração de oportunidades para a população. Lummertz também ressaltou a importância da Aprecesp no processo a amizade com o prefeito Leandro Pilha, o que o motivou ainda mais a estar presente na solenidade.

Hoje denominado Complexo Turístico Wladmir de Freitas, o Morro do Itatiaia, onde está localizada uma imagem do Cristo Redentor, recebeu um projeto elaborado pelo Departamento de Obras, da Prefeitura Municipal. O local conta com um novo mirante, com acessibilidade, um restaurante panorâmico, estacionamento, parque infantil, além da reforma da lanchonete já existente. Os recursos para a obra foram do Dadatur (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos), exclusivos para obras de infraestrutura turística. Construída após campanha liderado pelo senhor Manoel Linares, a estátua do Cristo Redentor foi inaugurada originalmente em 1993. Com 22 metros de altura, localizada a uma altitude 992 metros do nível do mar, o Cristo é composto por 98 peças de cimento.

FECHADO PARA VISITAÇÃO

Mesmo após a inauguração, o ponto turístico permanecerá fechado para visitação, atendendo a decreto municipal que restringe atividades em locais públicos durante a pandemia.