EMPREGO: Santa Rita foi a 4ª cidade que mais contratou na região, segundo CAGED

De acordo com levantamento do G1, com 1,5 mil novos empregos em 2019, município só ficou atrás de Matão, São José do Rio Pardo e Araraquara

Prefeito e diretor de Finanças: ambiente político e econômico favorável gerando investimentos (Arquivo/AssCom/Divulgação)

Santa Rita do Passa Quatro mais uma vez é destacada na região entre os municípios que mais geraram emprego com carteira assinada. De acordo com dados do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), nos três primeiros trimestres de 2019, Santa Rita registrou 1.515 contratações, ficando em 4º lugar na região central, segundo levantamento do portal G1, publicado nesta quinta-feira (24/10).

Baseada nos dados do CAGED, a reportagem relata que a região criou 18.138 vagas de emprego e, entre os 31 municípios pesquisados, Santa Rita fica atrás apenas de três. Matão tem melhor resultado, com um saldo positivo de 2.177 novas vagas; em seguida vêm São José do Rio Pardo, 1.791 contratações, e Araraquara, com 1.619 novos empregos. O município santa-ritense supera cidades maiores como Vargem Grande do Sul (1.460 contratações), Rio Claro (1.258), Pirassununga (1.006), Porto Ferreira (885) e Leme (804).

Os dois setores que mais empregaram em Santa Rita foram a Industria de Transformação, com 725 contrações, e o setor de serviços, especialmente nos subsetores de alojamento, alimentação, reparação, manutenção e redação, com 709 empregos. Este segundo item tem relação direta com o desenvolvimento do turismo no município, quem vem avançando nos últimos anos.

EVOLUÇÃO

De acordo com o CAGED, Santa Rita vem apresentando um crescimento a cada ano na geração de emprego. Em 2014, o saldo foi negativo, ou seja 714 demissões a mais do que contratações. A evolução foi evidente em 2015, mas ainda com saldo negativo, a cidade demitiu 149 pessoas a mais que contratou. A situação melhorou muito nos anos seguintes, com saldos positivos em 2016, com 194 novos empregos; em 2017 foram 111 vagas a mais; e em 2018 o município empregou 240 novos trabalhadores.

AMBIENTE FAVORÁVEL

Além do aumento de produção das principais empresas do município, o crescimento constante da geração de empregos em Santa Rita se deve também às novas empresas que surgiram nos últimos seis anos. Em 2013, o município tinha 1.235 empresas cadastradas na Prefeitura. Até o momento, em 2019, são 2.212, quase o dobro.

Outro fator que comprova evolução na sua economia são empresas de grupos ou redes consagradas que se instaram no município nos últimos anos, durante a gestão do prefeito Leandro Luciano dos Santos, como lojas de roupas e de departamento, farmácia e supermercado.

“Santa Rita recebeu importantes filiais de redes consagradas, como Evolução (roupas), Drogal (rede farmácias), Casas Bahia (departamentos), o Dia (supermercado) e agora as lojas Americanas, que está prestes a ser inaugurada, isso sem dúvida mostra claramente o nosso potencial”, disse o Diretor do Departamento de Finanças da Prefeitura, Eduardo Gioielli Gracioso. “É resultado também da seriedade do governo do prefeito Leandro no que diz respeito a gestão pública, que tomou as medidas que deveriam ser tomadas no momento certo, refletindo em toda economia do município, gerando um ambiente favorável, tanto econômico quanto político da cidade, que consequentemente gera credibilidade e traz investimentos”, concluiu.