Grupos de estudantes estrangeiros visitam município através do turismo pedagógico

Grupos da Austrália e Estados Unidos estiveram em projeto do Sítio Santa Ângela

O prefeito com os estudantes e alunos do Texas, índios pataxós e equipe do Sítio Santa Ângela (AssCom/Divulgação)

Com investimento privado, o turismo é o setor que mais avança no país e traz consigo geração de emprego e renda. O que era um distante, hoje é uma realidade em Santa Rita do Passa Quatro, graças ao empenho do governo municipal, que vem trabalhando para oferecer qualidade de vida e infraestrutura à população e visitantes, e também da inciativa privada, que começa a acreditar no potencial turístico do município.

Exemplo disso é o Sítio Santa Ângela, que na última semana, o sítio recebeu um grupo de professores e estudantes intercambiários norte-americanos, de Dallas (Texas). O grupo estive participando de um evento cultural, com experiência de vivência com índios Pataxós, que estão passando uma temporada no local.  No mês anterior, estudantes da Austrália também estiveram no município para a mesma experiência.

“Foi muito gratificante ver adolescentes de outro país interagindo com nossa cultura, especialmente com os índios pataxós”, disse o prefeito. “O Sítio Santa Ângela prova que o turismo internacional já é uma realidade na Estância. Após a vinda de grupos da Austrália e Estados Unidos, logo receberemos estudantes franceses, que também virão conhecer nossa Santa Rita. Turismo forte é turismo interação entre culturas”, concluiu.

“Nós amamos estar aqui, nessa cidade maravilhosa, com essa experiência maravilhosa. Nós fomos muito bem recepcionados e estamos honrados em estar aqui. Santa Rita é linda e muito receptiva”, disse a professora norte-americana Rachel Clark.

O PROJETO

Localizando no quilômetro 11 da Rodovia Jaime Nori, em direção a Santa Cruz da Estrela, o Sítio Santa Ângela oferece turismo pedagógico, com atividades de educação ambiental, cultural, artística e arqueológica. Estudantes podem passar horas em um local com animais exóticos, índios Pataxós – que vistam anualmente a propriedade – e até mesmo um Tiranossauro Rex, em tamanho natural, na floresta.

Além do contato com a fauna e flora locais, visitas culturais e turísticas podem ser incluídas ao roteiro, como ao santuário de Santa Rita de Cássia (Matriz), Museu Zequinha de Abreu, entre outros pontos turísticos que Santa Rita oferece.