Museu terá exposição financiada pelo ProAc sobre Zequinha de Abreu

Iniciativa de historiadora de São Carlos, mostra de longa permanência irá abordar a obra do compositor santa-ritense

 

Equipe do Departamento de Cultura e Turismo com os proponentes da exposição sobre Zequinha de Abreu  (Divulgação)  

A partir de julho, Santa Rita do Passa Quatro irá receber uma exposição de longa duração promovida com recursos do Programa de Ação Cultural (ProAc), Concurso de Apoio a Projetos de Difusão de Acervos Museológicos no Estado de São Paulo. Através do Edital Nº 17//2018, a mostra irá abordar a obra do compositor santa-ritense Zequinha de Abreu.

Com apoio do Departamento de Cultura e Turismo, da Prefeitura Municipal, “Zequinha de Abreu: da ​Flor da Estrada ao ​Tico-tico ​no Fubá”, irá mostrar a história da música popular brasileira, do rádio e do cinema nas primeiras décadas do século 20, permeada por toda a vida e obra do compositor e músico santa-ritense.

Promovida no Museu Zequinha de Abreu, a exposição terá dois módulos, nos quais a carreira de Zequinha de Abreu será apresentada em dois momentos, a iniciação musical e primeiras composições ainda em sua cidade natal, e sua carreira e obra em São Paulo, além da difusão da música “Tico-tico no Fubá” no Brasil e no cinema norte americano.

A iniciativa é da historiadora Vanessa Martins Dias, mestre em história pela Unesp e especialista em museografia e patrimônio cultural, que atualmente trabalha como na Fundação Pró-Memória de São Carlos. A coordenação e curadoria será de Vanessa Martins Dias, também mestre em história e especialista em museografia e patrimônio cultural. A pesquisa e curadoria é de Eduardo Toratti, também historiador e também graduado em biblioteconomia e ciências da Informação. O grupo também conta com o apoio da arquiteta e engenheira Débora de Almeida Nogueira.

De acordo com o projeto, o objetivo da exposição é buscar diversificação e ampliação do público, desde estudantes até a terceira idade, inclusive com recursos de acessibilidade, para pessoas com deficiência.  Com a exposição será possível fomentar a difusão do acervo museológico, uma vez que possibilitará a valorização da memória local e a preservação da cultura imaterial.

Programada para iniciar no dia 26 de julho, a exposição segue durante os meses seguinte, abrangendo inclusive a programação do 58º Festival Zequinha de Abreu, que acontece em setembro próximo.