27º FESTIVAL DE TRADIÇÕES ITALIANAS: Cultura italiana irá tomar conta do mês de julho em Santa Rita

27º Festival de Tradições Italianas antecede o feriado com gastronomia e muita música típica do país homenageado

A entrada oficial da Estação durante o 26º Festival de Tradições Italianas de 2018 (Arquivo/AssCom/Divulgação)

Como clima frio, ideal para a gastronomia europeia, o mês de julho contempla a cultura italiana na estância de Santa Rita do Passa Quatro. Antecedendo o feriado o município realiza o 27º Festival de Tradições Italianas, nos dias 6, 7 e 8 de julho, na Praça Poeta Mário Mattoso (Estação).

O evento mais esperado da cidade e da região resgata as tradições dos imigrantes vindos da Itália e que ajudaram a desenvolver o município. Promovido pelo Departamento de Cultura e Turismo da Prefeitura Municipal, a Festa Italiana conta com a participação de entidades assistenciais do município. A data, que antecede o feriado de 9 de julho (quando comemora-se a Revolução Constitucionalista de 1932), foi escolhida com objetivo de atrair turistas.

A abertura oficial acontece no dia 6 de julho, sábado, à partir das 19h30, com o Coral Professor Octávio Bueno de Camargo e Banda Zequinha de Abreu. E a programação musical irá contar com três bandas diferentes, que se destacam pelo repertório típico italiano. Na primeira noite (6/7), o show será com a banda Via Roma, atração do ano passado, volta ao palco da Estação para mais uma noite memorável. No sábado (7/7), tem outra atração já conhecida, com Ivano Italianíssimo e abertura do Studio Arte & Movimento. A festa termina no domingo (8/7), com a banda Viva Itália, mais uma conhecida do público. Todas as noites haverá show de abertura, à partir das 19h30.

Além das atrações musicais, a Festa Italiana deste ano também conta com os mais variados pratos, oferecidos pelas entidades, num verdadeiro festival gastronômico típico. Lar Dom Luis Carbulotto, Recanto Juvenil Santa Rita (entidades do Instituto das Filhas de São José), Lar São Vicente de Paula, Paróquia São José Operário, Projeto Maria, Fundo Social de Solidariedade e Associação Jequitibá (CAIS-SR), irão oferecer uma grande variedade de pratos, entre doces e salgados, além do tradicional vinho.