Prefeito prestigia abertura da 1ª Mostra Dandara no último domingo

Com apoio do Departamento Municipal de Cultura e Turismo, evento comemorou Dia da Consciência Negra com atividades na Praça Mario Mattoso e Pavilhão Cultural

Apresentação artística durante a abertura da 1ª Mostra Dandarana prça da Estação (Divulgação)

O prefeito Leandro Luciano dos Santos prestigiou a abertura da a Mostra Dandara, evento que comorou o Dia da Consciência Negra em Santa Rita do Passa Quatro. A programação especial da 1ª Mostra Cultural Negra de Santa Rita começou no último domingo (17/11), na Praça Poeta Mario Mattoso (Estação) e seguiu até está sexta-feira (22/11), com atrações também no Pavilhão Cultural.

Acompanhado dos vereadores Kleber Borotto e Lucas Comin, o prefeito reiterou o apoio do Governo Municipal à iniciativa do Coletivo Negro Santarritense, promotor do evento, em prol da cultura do município.

O prefeito e vereadores junto aos organizadores da Mostra Dandara, durante a abertura do evento (Divulgação)

E evento tece apoio do Departamento Municipal de Turismo e Cultura e contou com a semana toda de programação especial, abordando diversos temas  e com manifestações artísticas e culturais.

O Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado anualmente no dia 20 de novembro, foi criado em 2003, para ser uma data é dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira e foi escolhida por coincidir com o dia atribuído à morte de Zumbi dos Palmares, em 1695, um dos maiores líderes negros do Brasil que lutou pela libertação do povo contra o sistema escravista.

Dandara foi Foi esposa de Zumbi dos Palmares e é conhecida pela sua luta em defesa da liberdade dos escravos no Quilombo dos Palmares.