SANEAMENTO: Há seis anos, desassoreamento da represa coloca ponto final racionamento de água em Santa Rita

Planejamento e parcerias tornaram possível o maior investimento em saneamento no município para superar a crise hídrica e garantir o futuro do saneamento básico

O prefeito conferindo o resultado do trabalho realizado há seis anos, que colocou um ponto final no fantasma do racionamento (Arquivo/AssCom/Divulgação)

A falta de chuvas nos últimos dias evidencia um cenário já constante nos últimos seis anos de Santa Rita do Passa Quatro, o fantasma do racionamento de água ficou no passado.

Após uma grande obra de desassoreamento, realizada em 2014, a represa Passa Quatro, responsável pela captação de água da cidade, teve sua capacidade quase que triplicada, afastando por total o risco de desabastecimento na cidade, como ocorrido na época.

Vista aérea da represa mostra o volume de água armazenado mesmo em período de seca (Sun7Films/Divulgação)

Marcado por umas das maiores secas das últimas cinco décadas no município, o ano de 2014 trouxe à tona uma crise com consequências para toda a população, com falta a d’água nas torneiras e um racionamento que chegou a 36 horas de interrupção no abastecimento público.

Na época, o prefeito Leandro Luciano dos Santos buscou parcerias, a princípio para enfrentar a crise hídrica e no segundo momento, para realizar um planejamento que decidiria o futuro do saneamento básico no município.

Obra na represa, realizada em 2014, retirou mais de 10 mil caminhões de terra e quase triplicou sua capacidade (Arquivo/AssCom/Divulgação)

A primeira ação aconteceu em parceria com DAEE (Departamento de Água e Energia Elétrica do Estado) de Ribeirão Preto, entre junho a setembro de 2014, com a obra de desassoreamento da represa. A obra aumentou a capacidade de armazenamento da represa de 73 mil, para 182,5 mil metros cúbicos de água. A draga fornecida pelo DAEE retirou cerca de 10 mil caminhões de terra da represa. Graças ao desassoreamento o racionamento foi uma medida que não precisou ser mais tomada no município.

O trabalho também deu início a um projeto maior no setor de saneamento, com muitos estudos na área técnica e a participação popular, através de conselhos municipais e uma comissão especialmente formada para tratar do assunto.

O planejamento resultou na medida mais importante, a concessão dos serviços de água e esgoto para a iniciativa privada. Após os trâmites previstos em legislação, a Comasa (Companhia Águas de Santa Rita) assumiu o setor e desde então vem realizando investimentos constantes que garantem não só o abastecimento, como também a qualidade da água fornecida.