Santa Rita registra 19 casos de dengue confirmados em 2020

Departamento de Saúde aguarda resultado de exames de 14 notificações suspeitas; no período de chuvas intensas cuidado deve ser redobrado

 

De 1º de janeiro até a última quinta-feira (6/2), Santa Rita do Passa Quatro soma 53 notificações de suspeita de dengue. Deste total, 19 casos já foram confirmados, outros seis exames deram resultado negativo. O Departamento Municipal de Saúde aguarda pelo resultado das outras 14 notificações, pelo Instituto Adolfo Lutz, de Ribeirão Preto, e outras 14 suspeitas ainda não realizaram o exame confirmatório.

Os casos positivos foram registados em 13 bairros da cidade. A maior incidência ocorre no Jardim Nova Santa Rita, com cinco casos positivos. Jardim Planalto e Jardim Cel. Victor Meirelles registram dois casos casa. Já Botafogo, Cinelândia, Flamboyant, Jd. Alvorada, Centro, Lagoinha, Jd. São Luiz, Vila Kennedy e Vila Melo, registram um caso positivo cada um dos bairros.

A equipe de Controle de Vetores está nas ruas com trabalho de orientação, combate e prevenção, com o chamado bloqueio ativo e, em alguns casos até nebulização. A preocupação ainda é o Índice de Breteau (IB), que define a quantidade de insetos em fase de desenvolvimento encontrados nas casas, pela quantidade de total vistoriadas.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica, nesta época de chuvas intensas, a população deve redobrar os cuidados visando prevenção, evitando água parada e proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Qualquer recipiente que possa acumular água pode ser um possível criadouro do mosquito Aedes aegypti. É importante que alguns cuidados sejam tomados, como: lavar bebedouros de animais; não ter pratinhos em vasos de plantas; eliminar qualquer tipo de recipiente que acumule água.