Santa Rita terá novo mutirão para retirada de RG nos dias 12, 13 e 14 de dezembro

Ação em conjunta entre Prefeitura e IIRGD acontece em novo local, no Centro Cultural Mário Covas; mas de 360 pessoas foram atendidas no primeiro mutirão

O primeiro mutirão para emissão de RG em Santa Rita superou as expectativas, com mais 360 pessoas atendidas (AssCom/Divulgação)

A prefeitura de Santa Rita do Passa Quatro e o Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (IIRGD), órgão da Polícia Civil do Estado de São Paulo, irão promover mais um mutirão para emissão de documentos de identidade (RG) para moradores do município.

Na nova ação acontece nos próximos dias 12, 13 e 14 de dezembro (quinta-feira, sexta-feira e sábado), a partir das 9h, desta vez no Centro Cultural Mario Covas, com atendimento por ordem de chegada e limite de 150 pessoas por dia.

Mais uma vez o trabalho será realizado pelo Setor de Identificação Móvel do IIRGD e visa a missão do documento para menores de 18 anos (1ª via) e renovação (2ª via). Cerca de 10 policiais civis, entre papiloscopistas e auxiliares do IIRGD, farão o atendimento.

Para emissão da 1ª via, o serviço, gratuito, porém só pode ser oferecido a menores de 18 anos que ainda não possuem o documento. Para isso será necessário apresentar a original da Certidão de Nascimento e uma foto 3/4 recente, colorida, e com fundo branco. Menores de 16 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsável legal (portando a guarda ou tutela). Com idade entre 16 a menores de 18, basta a apresentar a certidão e a foto.

Para renovação (2ª via) será necessário pagar uma taxa de R$ 39,80 e apresentar original ou cópia do RG anterior, foto 3/4 recente, colorida, com fundo branco, certidão de nascimento ou casamento atualizada, com averbação em caso de viuvez ou separação. Estão isentos da taxa desempregados, mediante apresentação de carteira de trabalho, idosos (mulheres com idade acima de 60 anos e homens acima dos 64 anos). Serão emitidos apenas a 2ª via de documentos do Estado de São Paulo.

A emissão do RG é uma atribuição da Secretaria da Segurança Pública dentro do Estado de São Paulo, a emissão dos novos documentos é feita por intermédio do Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (IIRGD).

O primeiro mutirão foi realizado nos dias 22 e 23 de novembro, sexta-feira e sábado, no Departamento Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, superando todas as expectativas, com 364 pessoas atendidas. Muitos são crianças em idade escolar que necessitam do documento para matrícula na rede de ensino.

A realização do segundo mutirão foi definida em funação da grande demanda apresentada no município, em conjunto com delegado Domingos Antonio de Mattos, do diretor Administrativo da prefeitura, Luiz Aparecido Correia, do chefe do serviço itinerante do IIRGD, Jorge Lavaro Gonzaga, e da auxiliar de papiloscopista Marta Ferreira Cheles da Silva, o policial civil Rodrigo Boscoli e além policial civil aposentado e voluntário Ademir Fiorelli, que está colaborando com a ação.

CONVÊNIO

Desde que o serviço deixou de ser prestado à população na Delegacia de Polícia Civil, por aposentadoria de servidor, a Prefeitura está trabalhando para firmar um convênio com IIRGD para que a missão do documento posso ocorrer com regularidade em Santa Rita. Ainda não há previsão de data para início.