TOP DESTINOS Santa Rita fica entre os cinco primeiros lugares em Turismo de Aventura

Premiação aconteceu na noite da última segunda-feira, no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo do Estado de São Paulo

O prefeito de Santa Rita entre os finalistas do prêmio Top Destinos, na categoria Turismo de Aventura (AssCom/Divulgação)

Santa Rita do Passa Quatro foi finalista do prêmio Top Destinos Turísticos, realizado pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB) e o SKAL Internacional São Paulo.

A premiação aconteceu na última segunda-feira (25/11), no Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo do Estado. Considerada um dos destinos turísticos do Estado de São Paulo que mais se destacou no último ano, a cidade disputou o título na categoria Turismo de Aventura, ficando entre os cinco primeiros lugares.

Além de Santa Rita, São Simão, Juquiá, Santo Antônio do Pinhal e Iporanga foram os outros municípios finalistas. O primeiro lugar, pelo voto técnico e popular, foi para a cidade de Iporanga.

O evento contou com a presença do governador de São Paulo, João Dória e também do secretário estadual de Turismo em São Paulo, Vinícius Lummertz. Representando Santa Rita esteve o prefeito Leandro Luciano dos Santos, também presidente da Aprecesp (Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo).

Esta foi a primeira vez que Santa Rita concorreu ao prêmio. Com investimentos do Governo Municipal no setor, especialmente na reforma de pontos turísticos, com recursos do Dadetur (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos). A cidade também avançou através de parceiras com grupos organizados, como a Associação de Voo Livre, resultado na criação e melhorias de rampas de decolagem nos locais conhecidos como Rampa da Espanhola e Rampa da Petrobrás, além do Morro Itatiaia, que tem atraído praticantes do esporte de aventura de diversas cidades, estados e até de outros países.

O turismo de aventura também se destaca no município em outras modalidades, como ciclismo e o airsoft, que atraem anualmente diversos competidores. O Plano Municipal de Turismo, totalmente revisado em 2019, com a participação popular, em audiências públicas, também prevê o turismo de aventura como a principal destaque do município em investimentos e na sua divulgação.

O Comtur (Conselho Municipal Para Desenvolvimento do Turismo) também está em plena atividade, com reuniões periródicas, participando efetivamente das decisões. Assim, a Estância avança a cada dia no setor que é considerado o que mais gera emprego e renda na atualidade.  A prova disso é a campanha que o Governo de São Paulo está promovendo, visando o crescimento do turismo em todo o Estado, divulgando na mídia nacional e internacional.