28º FESTIVAL DE TRADIÇÕES ITALIANAS: Live com a banda Via Roma e entidades acontece na próxima quinta-feira

Pandemia muda formato da festa, por restrições de aglomeração de pessoas; evento também terá homenagem ao seu criador, o prefeito Barbuinho

A banda Via Roma, que fará a live do 28º Festival de Tradições Italianas,  no próximo dia 9 de julho (Arquivo/AssCom/Divulgação)

Em novo formato, a 28ª edição do Festival de Tradições Italianas de Santa Rita do Passa Quatro será realizada na próxima quinta-feira, 9 de julho, com live com a banda Via Roma, que irá apresentar seu repertório típico, a partir das 19h30. Na mesma noite, as entidades irão apresentar um pouco de seu trabalho e os pratos que posteriormente serão servidos ao público. Todas as medidas de segurança e conscientização serão tomadas durante a realização do evento.

A transmissão será no perfil no Facebook e Canal no Youtube do Departamento de Cultura. Os endereços para acesso são facebook.com/culturaeturismodepto e youtube.com/culturaeturismodepto.

O evento mais tradicional do município sofreu mudanças em seu formato tradicional, em função da pandeia da Covid-19. Com o impedimento de promover eventos que geral aglomeração, o Departamento Municipal de Cultura e Turismo pensou em uma alternativa para manter a tradição, que além de celebrar a cultura do município, incentivar o turismo, ainda colabora com entidades assistenciais locais, que normalmente mantém as barracas de bebidas e comidas típicas.

Em novo formato, o 28º Festival de Tradições Italianas irá acontecer em dois momentos e sem a presença do público. Após a live desta quinta quinta-feira, as entidades participantes irão servir os pratos oferecidos no dia 8 de agosto, sábado, nos sistemas take-out, drive thru ou delivery. No ato da compra dos pratos será informado a forma de retida de cada Instituição.

As instituições participantes são: Lar São Vicente de Paulo, Projeto Maria, Paróquia São José Operário, Associação Jequitibá (CAIS) e Lar Dom Luis Cabulotto.

HOMENAGEM

O Festival de Tradições Italianas é uma festa característica do município santa-ritense, pois homenageia os imigrantes europeus que aqui chegaram no século passado e, com seu trabalho, colaboraram com o desenvolvimento e a cultura local.

Este ano, o evento também irá prestar uma homenagem especial a um de seus idealizares, o prefeito José Roberto Barbuio, conhecido como Barbuinho, falecido recentemente. O Festival Italiano foi criado durante sua gestão, em 1993.

Foto: