Centro Cultural e Museu José Spadon foi entregue no último sábado

Local funciona no prédio totalmente revitalizado da antiga Delegacia, no Centro da Cidade

Participantes do evento de inauguração do prédio da antiga delegacia, que foi totalmente revitalizada (AssCom/Divulgação)

Um prédio histórico, com cerca de 130 anos, desativado há duas décadas, totalmente revitalizado e volta a embelezar o centro de Santa Rita do Passa Quatro. No último sábado (27/6) foi entregue à população o Centro Cultural e Museu José Spadon. Em cerimônia restrita, respeitando os protocolos de segurança, em função da pandemia de Covid-19, o evento reuniu autoridades do município familiares do homenageado.

Entre os presentes, estiveram o prefeito Leandro Luciano dos Santos, a vice-prefeita Maria Rita Mondim de Oliveira, o presidente da Câmara Municipal, Paulo Cesar Missiatto, o vereador Kleber Alessandro Borotto, também membro da Associação Amigos do Museu, o diretor do Departamento Municipal de Cultura e Turismo, Antonio Arnardo Reatto dos Santos, além de filhos e netos do homenageado e funcionário da empresa responsável pela obra.

Trata-se em um dos maiores investimentos no resgate de sua história, com a revitalização de um dos seus mais antigos prédios e a transformação de uma triste cadeia pública, em um alegre centro cultural. Com investimento de cerca de R$ 800, o prédio inaugurado em 1.891, foi totalmente recuperado.

O local chama a atenção pela sua beleza e grandeza, mas também preocupava pelo seu estado de abandono, que durou cerca de 20 anos. A antiga delegacia de polícia e cadeia pública, ao lado da Praça Zequinha de Abreu e próxima ao Santuário de Santa Rita de Cássia, se torna mais um atrativo na Estância Turística.

Muito aguardada pela população local, a obra seguiu projeto elaborado pelo Departamento Municipal de Obras e Infraestrutura, com apoio do Departamento de Cultura e Turismo. Os recursos, destinados através da Caixa Econômica Federal, em convênio com o Ministério do Turismo.

O local tem 675 metros quadrados e recebe, além de um novo museu, biblioteca e um espaço para realização de eventos educacionais e culturais. As obras foram realizadas pela Construmeta Construção Civil, vencedora do processo licitatório.

Em estado de abandono desde sua desativação, o prédio se tornou um transtorno para a vizinhança. Após um intenso trabalho do governo municipal, finalmente o local pôde receber uma destinação, isso porque a Fazenda Pública do Estado concedeu à Prefeitura a permissão de uso do imóvel por tempo indeterminado. Autorização assinada pelo então governador Geraldo Alckmin, por meio do Decreto 60.626, de 3 de julho de 2014.

O local também irá abrigar um café e um espaço receptivo turístico.

HISTÓRIA

Com as obras iniciada em outubro de 1885, quando Santa Rita ainda era uma vila, o prédio da inaugurado em 6 de março de 1891. A princípio, o local abrigou a Câmara Municipal (então chamada de Intendência), a Cadeia Pública e o Fórum, a partir de 1892, quando foi criada a Comarca. A Cadeia Pública permaneceu desde a sua inauguração em 6 de março de 1891, até a década de 1980. As atividades do prédio foram totalmente encerradas, início dos anos 2000, quando a sede da Polícia Civil, foi transferida para o local atual, na Av. Pe. Pio Corso.