Ações de educação ambiental sobre a Importância e Necessidade da Salvaguarda da Biodiversidade

O Departamento de Agricultura e Meio Ambiente pensando na biodiversidade e como ela é um aspecto importante para a sustentabilidade e, quanto mais biodiversa é uma região, mais saudável ela é, propôs uma série de publicações em uma coluna de jornal local e ações para conscientização e mobilização da população.

Foram feitas visitas ao parque Estadual de Vassununga, e mini – cursos em empresas locais, com intuito de se realizar a educação ambiental voltada a biodiversidade.

Foram realizadas várias visitas no Parque Vassununga na semana do dia 16 de maio de 2019 onde os alunos das escolas municipais tiveram a oportunidade de aprender mais sobre a biodiversidade e compreendê-la em campo.

No dia 04 de setembro de 2019 os funcionários da COMASA (Companhia de Águas de Santa Rita) receberam um mini-curso sobre biodiversidade.

Segundo informações da assessoria de imprensa do município, a cada jornal impresso, em torno de quatro pessoas recebem as informações, sendo que semanalmente são impressos e distribuídos pelos jornais locais 1500 exemplares, aproximadamente 6 mil pessoas tem oportunidade de ler o conteúdo sobre biodiversidade. Esses números representam 20% da população de 30000 habitantes.

A participação em eventos municipais realizou a entrega direta de 1000 panfletos, que também levarão as informações a muitas pessoas.

Foram realizadas 3 visitas ao parque Estadual de Vassununga, e realizados 3 mini – cursos, onde 120 pessoas puderam receber as informações sobre biodiversidade.

Nas ações foram abordados os principais temas sobre conservação da biodiversidade, importância de cada grupo de espécies, relações inter e intra-específicas, funções dentro dos ambientes, sempre com linguagem simples, para que as pessoas que não são técnicas possam assimilar os orientações.