ÁGUA – Após quase 5 anos do desassoreamento, represa cheia mostra que falta d’água ficou no passado

Planejamento e parcerias tornaram possível o maior investimento em saneamento no município para superar a crise hídrica e garantir o futuro do saneamento básico

Vista aérea da represa, na última terça-feira, mostram o volume de água armazenado (Sun7Films/Divulgação)

As chuvas constantes dos últimos dias evidenciaram um cenário já constante nos últimos anos. A represa Passa Quatro, responsável pela captação de água de Santa Rita do Passa Quatro, está completamente cheia, afastando por total o risco de desabastecimento na cidade, como ocorrido há quase 5 anos. Considerando que o reservatório teve sua capacidade quase que triplicada em obra de desassoreamento realizada em 2014, o fantasma do racionamento fica ainda mais distante.

Aquele ano foi marcado por umas das maiores secas das últimas cinco décadas no município. O fenômeno trouxe à tona uma crise com consequências para toda a população, com falta a d’água nas torneiras e um racionamento que chegou a 36 horas de interrupção no abastecimento público.

O prefeito visitando a represa, conferindo o resultado do trabalho realizado em 2014 (Arquivo/AssCom/Divulgação)

Na época, o recém empossado prefeito Leandro Luciano dos Santos buscou parcerias, a princípio para enfrentar a crise hídrica e no segundo momento, para realizar um planejamento que decidiria o futuro do saneamento básico no município.

A primeira ação, em parceria com DAEE (Departamento de Água e Energia Elétrica do Estado) de Ribeirão Preto, aconteceu durante pouco mais de dois meses (junho a setembro de 2014) com a obra de desassoreamento da represa.

Com investimento de cerca de R$ 300 mil na época, a obra aumentou a capacidade de armazenamento da represa de 73 mil, para 182,5 mil metros cúbicos de água. A draga fornecida pelo DAEE retirou cerca de 10 mil caminhões de terra da represa, aumentando sua profundidade.

A represa há 4 anos, praticamente seca, quando houve racionamento de água em toda cidade (Arquivo/AssCom/Divulgação)

Concluído em setembro daquele ano, a obra colocou um ponto final no racionamento – já que a medida não precisou ser tomada mais nos anos seguintes – e deu início a um projeto maior no setor de saneamento, com muitos estudos na área técnica e a participação popular, através de conselhos municipais e uma comissão especialmente formada para tratar do assunto.

O planejamento resultou na medida mais importante, a concessão do serviços de água e esgoto para a iniciativa privada. Após os trâmites previstos em legislação, a Comasa (Companhia Águas de Santa Rita) assumiu o setor há cerca de dois anos e desde então vem realizando investimentos constantes que garantem não só o abastecimento, como também a qualidade da água fornecida.