Aniversário do Parque Vassununga tem inauguração na gleba Pé de Gigante

Dia 26 de outubro o PEV comemorou 49 anos de conservação da biodiversidade; observação de pássaros faz parte da programação do fim de semana

Observação de aves na Gleba Pé de Gigante “Vem Passarinhar” é a programação deste fim de semana nas comemorações do aniversário do Parque Estadual Vassununga, em Santa Rita do Passa Quatro. O evento promovido em conjunto com o Grupo de Observadores de Aves de Araraquara (Goama), irá contar também com a inauguração da plataforma elevada na trilha do mirante. A programação acontece neste sábado (9/11), a partir das às 6h30, com Recepção no Centro de Visitantes do parque, que fica as margens da Rodovia Anhanguera (Km 245, sentido interior), com limite de participantes de 40 pessoas.

De acordo com a Fundação Florestal, entidade responsável pelo parque, na Unidade de Conservação é possível observar cerca de 260 espécies de aves, de espécies com diferentes comportamentos, tais como as que utilizam apenas o ambiente terrestre, como inhambus, perdizes, jacus e bacuraus; as espécies de sub-bosque, como os arapaçus e espécies de dossel, como o surucuá-de-peito-azul. Os participantes ainda poderão observar espécies que utilizam o ambiente aquático, por exemplo, a biguatinga, o pé-vermelho e o pato-do- mato.

No total, 11 espécies registradas no parque são consideradas ameaçadas de extinção para o Estado de São Paulo e nove são tidas como quase ameaçadas. Destacam-se o urubu-rei, pela raridade e grau de ameaça de extinção, o maracanã-nobre, azulão-verdadeiro e o gavião-belo.

O PARQUE

Criado por decreto no dia 26 de outubro de 1970, o Parque Estadual Vassununga completou 49 anos de conservação da biodiversidade. Para comemorar a data, a direção do parque está promovendo uma série de atividades, destinadas a crianças e adultos.

A programação começou no último dia 25 de outubro, sexta-feira, e já foram realizadas as atividades Passarinhada Pokémon para crianças (25/10), passeio ciclístico “Na Terra dos Gigantes” (27/10), projeto Cine Legalis, com apresentação do filme “O Poema Imperfeito” (2018) e debate sobre o tema, no auditório do CAIC Laura Suriani Barbuio (30/10), e o workshop “Iniciando na Meliponicultura”, sobre cultura e manejo de abelhas nativas sem ferrão (2/11).

A organização é do PEV Vassununga, com apoio da Prefeitura Municipal e iniciativa privada.

CONFIRA PROGRAMAÇÃO:

09/11 – sábado, às 6h30 – Vem Passarinhar no PE Vassununga – com o GOAMA (Grupo de Observadores de Aves de Araraquara) e inauguração da Plataforma elevada na trilha do mirante da gleba Pé de Gigante.
Local: Recepção no Centro de Visitantes do PE Vassununga e observação de aves na Gleba Pé de Gigante.
Limite de participantes: 40 pessoas.

Parceiros:  GOAMA (Grupo de Observadores de Aves de Araraquara), Alarcom Sistemas de Segurança, Santa Rita Outdoor, Supermercados São Sebastião e Prefeitura da Estância Climática de Santa Rita do Passa Quatro.

FOTO: Vista área do PEV Vassununga que em 2019 completou 49 anos de fundação (Arquivo/Divulgação)