Casos de dengue agora são 272 confirmados em Santa Rita

Ao todo são 391 notificações da doença, que segue avançando no município

Os casos confirmados de dengue em Santa Rita do Passa Quatro saltaram para 272 esta semana. Até a última quinta-feira (17/4) o Departamento Municipal de Saúde contabilizou 391 notificações, das quais 90 já foram negativadas. A doença continua sendo uma preocupação, especialmente diante da pandemia de Covid-19 (novo coronavírus).

Desde o início do mês, quando o número de casos superou os 80, não são mais realizados exames e para confirmar a doença, basta o diagnóstico clínico, isso ocorre para que o paciente possa iniciar o tratamento o quanto antes.

Os agentes de controle de vetores, da Vigilância Epidemiológica Municipal, estão nas ruas em trabalho intenso de orientação, prevenção e combate. Por lei, a população deve garantir acesso aos agentes às residências. Nos locais onde forem encontrados água parada ou larvas o proprietário ou morador irá receber uma notificação e, em caso de reincidência, poderá também ser multado, de acordo com a Lei 2964/2011. A multa é de 5 Valores de Referência, que pode ultrapassar os R$ 600,00.

SINTOMAS E FATALIDADE

Os sintomas da dengue são febre alta (39° a 40°C), dores de cabeça, cansaço, dor muscular e nas articulações, indisposição, enjoos, vômitos, entre outros. No caso da dengue hemorrágica, pode aparecer sangramento de pequenos vasos da pele e outros órgãos e ainda tonturas por causa da queda na pressão arterial.

Se algum sintoma for identificado, a pessoa deve procurar por uma das Unidades Básicas de Saúde (Postinhos) ou a Santa Casa, que está montando uma sala exclusiva de atendimento, com a triagem de possíveis casos.

A dengue pode levar a morte pessoas com comorbidades (enfermidades que predispõem o paciente a desenvolver outras doenças).