Estabilizada, dengue no município chega a 490 casos positivos

Ao todo são 601 notificações da doença na cidade, crescimento foi menor nos últimos meses

 

O crescimento da dengue em Santa Rita do Passa Quatro se estabiliza em relação aos primeiros meses de 2020. Com crescimento de 11 casos no último mês, a doença segue com 490 casos positivos, em 601 notificações, até esta quinta-feira (30/7). Há um mês o município registrava 591 notificações, com 479 positivos.

Nos primeiros quatro meses do ano, os casos positivos estiveram em ascendência constante, partindo de 25 registrados em janeiro, para 137 em abril. Maio registrou 76 casos e junho, mais 29 casos positivos.

O avanço só não é maior graças ao empenho do Departamento Municipal de Saúde, especialmente da Equipe de Controle de Vetores.  Mas a doença continua sendo uma preocupação, especialmente diante da pandemia de Covid-19 (novo coronavírus).

Apesar da redução a equipe de Controle de Vetores continua com trabalho intenso de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti, o principal vetor da doença. A orientação é de que os moradores deixem os agentes entrarem nas residências para uma atuação mais eficiente. O trabalho vai desde a orientação e prevenção até o combate o combate efetivo, com o chamado bloqueio ativo e nebulização.

Qualquer recipiente que possa acumular água pode ser um possível criadouro do mosquito. É importante que alguns cuidados sejam tomados, como: lavar bebedouros de animais; não ter pratinhos em vasos de plantas; eliminar qualquer tipo de local que acumule água. Há uma grande preocupação com relação as calhas também, que são locais de difícil acesso.

Os sintomas da dengue são febre alta (39° a 40°C), dores de cabeça, cansaço, dor muscular e nas articulações, indisposição, enjoos, vômitos, entre outros. No caso da dengue hemorrágica, pode aparecer sangramento de pequenos vasos da pele e outros órgãos e ainda tonturas por causa da queda na pressão arterial.

Se algum sintoma for identificado, a pessoa deve procurar por uma das Unidades Básicas de Saúde (Postinhos) ou a Santa Casa, que está montando uma sala exclusiva de atendimento, com a triagem de possíveis casos. A dengue pode levar a morte.