Centro Olímpico recebe etapa municipal da Mostra de Foguetes no próximo sábado

Promovido pela E.E. Nelson Fernandes, com apoio da Prefeitura Municipal, evento acontece a partir das 8 horas

Alunos e professores com os foguetes construídos para a etapa local da 11ª Mostra Brasileira de Foguetes (Divulgação)

Santa Rita do Passa Quatro recebe no próximo sábado (11/5) a etapa local da Mostra Brasileira de Foguetes (Mobfog). Promovido pela Escola Estadual Nelson Fernandes, o evento acontece a partir das 8 horas, no Centro Olímpico Municipal.

Na prova, alunos do Ensino Fundamental e Médio irão lançar foguetes produzidos a partir de garrafas PET. Em uma das etapas, os alunos do Ensino Fundamental usam como combustível água e ar pressurizado, por meio de uma bomba de encher pneu. Na outra etapa, os alunos do Ensino Médio usam uma reação química através da mistura de vinagre e bicarbonato de sódio. Os foguetes são lançados a partir de uma base com inclinação de aproximadamente 45°.

TRADIÇÃO

A EE Nelson Fernandes tem grande tradição em participar de Olimpíadas Científicas e com muitas conquistas. Sua primeira participação na Mobfog ocorreu em 2008, já coordenada pelos professores Antonio Otávio e Airton Aparecido Pellegrino. O evento ocorreu no pátio da escola, com foguetes de garrafa PET construídos pelos alunos, o melhor lançamento da época foi 12 metros. Mesmo com a baixa distância o campeonato despertou o interesse dos alunos em pesquisar e melhorar seu desempenho na competição.

Nos anos seguintes, 2009, 2010 e 2011, o evento continuou a ser realizado nas dependências da unidade escolar. Devido ao preparo dos alunos e a aquisição de novos conhecimentos, em 2012, os professores organizaram o campeonato no Campo da Cinelândia, ano em que alunos do ensino médio conquistaram índice acima de 100 metros de distância e a equipe formada pelos alunos Gabriel Moscardini, Guilherme Augusto da Silva Roberti, Leonardo Belini e Reynaldo Donizetti Nepomucena e orientada pelo professor Antonio Otavio, foi convidada a participar da 9ª Jornada de Foguetes em Barra do Piraí (RJ), e conquistou seu primeiro troféu de campeã brasileira.

A partir de 2012, a EE Nelson Fernandes sempre presente na Jornada de Foguetes desenvolveu novas técnicas e melhorias na aerodinâmica, sempre compartilhada entre os alunos.  E No final do ano passado, a escola foi heptacampeã em mais uma Jornada em Barra do Piraí.