HISTÓRIA Começa a restauração do museu Zequinha de Abreu

Projeto foi um dos 140 selecionados, entre 800 inscritos em edital do Fundo Estadual de Defesa dos Interesses Difusos

Prefeito e diretor de Turismo e Cultura, com representantes da empresa que estão restaurando o Museu (AssCom/Divulgação)

Considerado um dos cartões postais de Santa Rita do Passa Quatro, a antiga estação ferroviária da Companhia Paulista, que atualmente abriga o Museu Zequinha de Abreu, teve suas obras de restauração iniciadas esta semana. O local é tombado como patrimônio histórico pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico), e está recebendo cerca de R$ 1 milhão em investimentos, através de convênio com a Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania, com recursos do Fundo Estadual de Defesa dos Interesses Difusos (FID).

O local já está isolado para início das obras (AssCom/Divulgação)

O convênio foi assinado pelo prefeito Leandro Luciano dos Santos, após aprovação do   projeto elaborado pelo Departamento Municipal de Obras e Infraestrutura, com aprovação do Condephaat, após análise dos aspectos históricos e seu grande valor cultural.

O FID é um fundo mantido por ações civis públicas destinado ao ressarcimento à coletividade, dos danos causados ao meio ambiente, ao consumidor, a bens e direitos de valor artístico, estético, histórico, turístico e paisagístico, no Estado de São Paulo. O projeto do Museu foi um dos 140 aprovados, entre cerca de 800 inscritos no FID, e Santa Rita esteve entre os 15 primeiros municípios beneficiados.

Por se tratar de uma obra de restauração, puderam participar do processo de licitação apenas empresas especializadas. A empresa vencedora foi a A3 Atelier de Arte Aplicada Ltda. – ME, de São Joaquim da Barra (SP).

Esta semana, o prefeito esteve visitando o início das obras. Se acordo com a empresa, grande parte da mão-de-obra será contratada do próprio município, garantindo que parte desse recurso vai girar na economia local.

“Foram muitos anos de luta para chegar a este objetivo, que muitos benefícios trará a nossa cultura e turismo”, disse o prefeito. “Assim, estamos contribuindo não só com a nossa cultura, mas também com a geração de renda para nossa população e em breve a contribuição será ainda maior, atraindo turistas para a nossa Estância, estimulando a nossa economia e contando nossa história”, concluiu.