HISTÓRIA Começa a restauração do museu Zequinha de Abreu
Projeto foi um dos 140 selecionados, entre 800 inscritos em edital do Fundo Estadual de Defesa dos Interesses Difusos
Considerado um dos cartões postais de Santa Rita do Passa Quatro, a antiga estação ferroviária da Companhia Paulista, que atualmente abriga o Museu Zequinha de Abreu, teve suas obras de restauração iniciadas esta semana. O local é tombado como patrimônio histórico pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico), e está recebendo cerca de R$ 1 milhão em investimentos, através de convênio com a Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania, com recursos do Fundo Estadual de Defesa dos Interesses Difusos (FID).
O convênio foi assinado pelo prefeito Leandro Luciano dos Santos, após aprovação do projeto elaborado pelo Departamento Municipal de Obras e Infraestrutura, com aprovação do Condephaat, após análise dos aspectos históricos e seu grande valor cultural.
O FID é um fundo mantido por ações civis públicas destinado ao ressarcimento à coletividade, dos danos causados ao meio ambiente, ao consumidor, a bens e direitos de valor artístico, estético, histórico, turístico e paisagístico, no Estado de São Paulo. O projeto do Museu foi um dos 140 aprovados, entre cerca de 800 inscritos no FID, e Santa Rita esteve entre os 15 primeiros municípios beneficiados.
Por se tratar de uma obra de restauração, puderam participar do processo de licitação apenas empresas especializadas. A empresa vencedora foi a A3 Atelier de Arte Aplicada Ltda. – ME, de São Joaquim da Barra (SP).
Esta semana, o prefeito esteve visitando o início das obras. Se acordo com a empresa, grande parte da mão-de-obra será contratada do próprio município, garantindo que parte desse recurso vai girar na economia local.
“Foram muitos anos de luta para chegar a este objetivo, que muitos benefícios trará a nossa cultura e turismo”, disse o prefeito. “Assim, estamos contribuindo não só com a nossa cultura, mas também com a geração de renda para nossa população e em breve a contribuição será ainda maior, atraindo turistas para a nossa Estância, estimulando a nossa economia e contando nossa história”, concluiu.