Número de casos de dengue confirmados sobre para 38 em Santa Rita

Departamento de Saúde aguarda resultado de exames de 14 notificações suspeitas; no período de chuvas intensas cuidado deve ser redobrado

 

O número de casos confirmados de dengue em Santa Rita do Passa Quatro subiu para 38, neste ano de 2020, de acordo com o Departamento Municipal de Saúde. Até esta quinta-feira (13/2) haviam 82 notificações, sendo que 12 exames deram negativo e outros 32 aguardam pelos resultados.

Os casos positivos foram registados em 17 bairros da cidade. A maior incidência ocorre no Jardim Nova Santa Rita, com 10 casos positivos; no Centro são quatro casos; Jd. Cinelândia e Jd. Primavera registram três casos cada; Botafogo, Jd. Alvorada; Jd. Planalto, Jd. Cel. Victor Meirelles e Jd. Bela Vista registram dois casos cada; e Flamboyant, Bairro Jardim, Lagoinha, Jd. São Luiz, Vila Kennedy, Vila Melo, Jd. Madre Carmelita e Vila Aparecida registram um caso positivo cada um.

A equipe de Controle de Vetores está nas ruas com trabalho de orientação, combate e prevenção, com o chamado bloqueio ativo e, em alguns casos até nebulização. A preocupação ainda é o Índice de Breteau (IB), que define a quantidade de insetos em fase de desenvolvimento encontrados nas casas, pela quantidade de total vistoriadas.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica, nesta época de chuvas intensas, a população deve redobrar os cuidados visando prevenção, evitando água parada e proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Qualquer recipiente que possa acumular água pode ser um possível criadouro do mosquito Aedes aegypti. É importante que alguns cuidados sejam tomados, como: lavar bebedouros de animais; não ter pratinhos em vasos de plantas; eliminar qualquer tipo de recipiente que acumule água.