PILOTO DE FLORESTA URBANA

O piloto de floresta urbana do Município de Santa Rita do Passa Quatro foi implantado na principal de via de acesso da cidade, a Avenida Padre Pio Corso. Ela é a primeira avenida da cidade para quem chega vindo da Rodovia Anhanguera entrando pela vicinal Zequinha de Abreu.

Foram escolhidos 5 quarteirões da avenida, onde se encontram grandes arvores de várias espécies. Além das calçadas arborizadas, dos dois lados, a via apresenta canteiro central amplo e com vegetação ornamental (Espirradeiras, Resedás, Pingos de ouro e Mussaendas), esse canteiro apresenta 10 metros de largura e tem toda a extensão da avenida.

Toda essa via possui calçadas ecológicas, com entorno contínuo de 1,5 metro de largura paralelo ao meio fio. Nesse entorno já existem árvores adultas que compõe o senário local. Toda calçada tem 5,5 metros de largura (incluso 1,5 metro de entorno contínuo), e a rua tem largura de 7,0 metros de largura (incluso 1,5 metro de ciclo faixa contínua em toda avenida).

Ao longo do trecho escolhido como piloto de floresta urbana existem 64 exemplares de arvores adultas, além de terem sido introduzidas mais 34 mudas (introduzidas espécies de Cojobas, Pitanga e Arvore Samambaia).

O DAMA têm feito o levantamento de quantas árvores necessitam ser plantadas ou substituídas para dar continuidade ao piloto.