QUEIMADA URBANA E DESCARTE IRREGULAR DE LIXO NO COMPLEXO ARNALDO DOS SANTOS

O Departamento de Agricultura e Meio Ambiente informa que, apenas durante o ano de 2022, foram atendidas 46 chamadas de queimada urbana até a data de hoje (27/07/2022), monitoradas e controladas pelo Grupo Corta-Fogo.

No domingo, dia 24/07/2022, o bairro Complexo Arnaldo dos Santos (CDHU) sofreu com uma queimada em sua Área de Preservação Permanente, controlada pelos caminhões pipas da Prefeitura Municipal e Usina Ferrari.

Porém, a formação do solo do local proporciona a presença de fogo de turfa, que é um tipo de fogo subterrâneo de difícil controle, fazendo com que a população sofra com a presença constante de fumaça.

Para o controle dessa ocorrência, a Prefeitura Municipal realiza o rescaldo desde segunda-feira, realizando hoje (quarta-feira) a movimentação do solo e rescaldo para minimizar e controlar a ocorrência do fogo e da fumaça.

A Prefeitura ressalta que é de extrema importância a colaboração da população quanto ao descarte irregular de resíduos em Áreas Verdes e suas margens, pois a presença destes materiais, além de poluir o meio ambiente, são combustíveis para incêndios urbanos e florestais.

Queimada Urbana é crime ambiental previsto pela Lei Municipal 3.471 de 19 de junho de 2019.

Colabore!