Reformado, PAS José Rodrigues Palhares volta a atender a população

Entrega aconteceu no último 22 de maio, dia aniversário da cidade, porém a transição foi gradual por conta da pandemia

O postinho já reformado e entregue à população neste dia de aniversário da cidade (Sun7Films/Divulgação)

Após ser totalmente reformado, o Posto de Assistência à Saúde (PAS) José Rodrigues Palhares Filho, voltou a atender a população de Santa Rita do Passa Quatro, durante esta semana. Conhecido como “Postinho”, o local foi entregue, com suas obras concluídas, no último dia 22 de maio, quando o município completou 160 anos de fundação.

Em função da pandemia de Covid-19, a inauguração aconteceu com restrição na presença de convidados e respeitando os protocolos de segurança estabelecidos pelo Departamento Municipal de Saúde, seguindo orientações do Ministério da Saúde e da OMS (Organização Mundial da Saúde), para evitar aglomeração.

O PAS foi totalmente reformado, em parceria com a iniciativa privada, através da empresa I9 Bens, da cidade Americana, que está realizando um empreendimento imobiliário no município e atendeu prontamente à solicitação do prefeito Leandro Luciano dos Santos para realização da obra.

Área de recepção dos pacientes, umas das ampliações na unidade de saúde totalmente reformada (AssCom/Divulgação)

A unidade localizada no Jd. Cel. Victor Meirelles, foi ampliada, recebendo uma nova área de recepção para o público, solucionando um antigo problema, dos pacientes que esperavam pelo atendimento do lado de fora do prédio.

O local também recebeu novos pisos e revestimentos, nova pintura, recuperação total dos telhado e calhas, visando solucionar problemas de infiltração. O prédio também foi adaptado para proporcionar acessibilidade a portadores de necessidades especiais, com portas mais amplas, de 110 cm, no lugar das de 80 cm, além de corredores mais largos e rampas de acesso.

Durante o período das obras, os pacientes do PAS José Rodrigues Palhares foram atendidos na UBS (Unidade Básica de Saúde) Pedro Franco de Oliveira. O retorno para o postinho reformado aconteceu de forma gradual, já que não poderia ocorrer interrupção do atendimento durante a pandemia. Após a mudança, a UBS do Jardim Lagoinha está sendo readaptada para oferecer atendimento básicos aos moradores do bairro e imediações.

ATENDIMENTO

O PAS José Rodrigues Palhares oferece ao público nove especialidades médicas: clínico geral, otorrinolaringologia, ortopedia, cardiologia, urologia, ginecologia, obstetrícia, nutricionista e ultrassonografia.

O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 16 horas, mas a abertura ocorre já às 6 horas, para que o público possa aguardar na sala de espera e não mais na rua, como acontecia antes da reforma.