VACINAÇÃO: Prorrogadas as Campanhas contra Sarampo, Pólio e Multivacinação

População ainda pode procurar o Centro de Saúde II e PAS-CAIC até a próxima sexta-feira (13/11)

 

As campanhas de vacinação contra sarampo, poliomielite e multivacinação (atualização de cadernetas) foram prorrogadas e seguem até a próxima sexta-feira (13/11). Crianças entre 1 e menores de 5 anos de idade devem receber a gotinha contra a poliomielite (paralisia infantil) e crianças e adolescentes até 15 anos, devem atualizar as cadernetas de vacinação. Contra o sarampo, o objetivo é vacinar a população de 20 a 49 anos de idade.

Em Santa Rita do Passa Quatro a realização é do Departamento Municipal de Saúde e a vacinação acontece no Centro de Saúde II (rua Inácio Ribeiro, 438), no horário das 7h às 13 horas, e PAS CAIC, das 7h às 15 horas.

Para crianças e adolescentes, os pais e responsáveis deverão levar a carteirinha de vacinação à unidade para que, caso alguma vacina esteja atrasada, o registro da criança seja atualizado.

A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave e a única forma de prevenção é por meio da vacinação. Na maioria dos casos, a criança não vai a óbito quando infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia permanente ou transitória, principalmente nos membros inferiores. Não há contraindicação para receber as doses, apenas a recomendação de que a criança não seja vacinada se estiver com febre alta, neste caso, os pais ou responsáveis podem procurar pela vacina em outro dia.

O Ministério da Saúde tem alertado a população quanto à importância da vacinação contra o sarampo, mesmo com a pandemia da Covid-19 em evidência no país. O sarampo é uma doença grave e de alta transmissibilidade. Uma pessoa pode transmitir para até 18 outras pessoas. A disseminação do vírus ocorre por via aérea ao tossir, espirrar, falar ou respirar.

 

SERVIÇO
CAMPANHAS DE VACINAÇÃO CONTRA SARAMPO, PÓLIO E MULTIVAÇÃO
QUANDO:
Até 13 de novembro de 2020 (sexta-feira).
ONDE: Centro de Saúde II e PAS CAIC.
HORARIOS:
  das 7h às 13 horas (Centro Saúde II) e das 8h às 10h30 e das 13h  às 14h30 (CAIC).
Levar carteira de vacinação.