Ação sobre área municipal contaminada

 

A contaminação de solo pode ir muito além da poluição visual que ela causa, os contaminantes podem ser lixiviados para a água de nascentes, córregos ou reservatórios, causando um mau ainda maior.

Normalmente as áreas verdes próximas às cidades acabam sendo destinadas a depósitos de resíduos que não tem mais utilidade para população, e o descarte de resíduos sem cautela pode ocasionar a poluição dos recursos naturais.

Despoluir e isolar áreas de descarte irregular de lixo pode prevenir problemas com futuras contaminações.

O Departamento de Agricultura e Meio Ambiente se propôs a despolir uma área com acúmulo de resíduos sólidos em áreas próximas a fragmentos de vegetação e corpos d’água de Santa Rita do Passa Quatro. Retirando todo o material acumulado e restringindo o acesso para que não sejam depositados materiais e para que esses não sejam carregados na as florestas ou rios.

Foi feita orientação aos moradores do local sobre os perigos do acúmulo de resíduos, e para que informem o departamento de Meio Ambiente quando virem o depósito irregular de resíduos. Em uma das áreas, foram instaladas manilhas e dissipador em forma de galerias que drenam a água pluvial, impedindo contaminação e assoreamento de nascente de água a jusante.

O acesso foi impedido e o depósito de materiais parou de ser feito. A próxima etapa será o plantio de árvores para recompor a vegetação.