Ações Previstas no Cronograma Saneamento Básico

A Prefeitura Municipal realizou melhorias na estação de tratamento de esgoto, que estão propostas a curto prazo no Plano de Saneamento básico do município.A Prefeitura Municipal realizou melhorias na estação de tratamento de esgoto, que estão propostas a curto prazo no Plano de Saneamento básico do município. Implantou a nova estação de tratamento de esgoto (ETE Captuva), também prevista no Plano Municipal de Saneamento Básico.   As ações realizadas foram:Implantação Tratamento Preliminar mecanizado: O Tratamento preliminar é composto por duas grades (grossa e fina) e a limpeza é realizada de maneira manual (limpeza de grades e caixa de areia), pelos operadores da ETE. Anteriormente, a grade fina estava quebrada. Foi realizada a troca da grade.Adequação dos dispositivos de entrada e saída das lagoas existentes: A terceira lagoa da ETE Marinho, possuía apenas um dispositivo de entrada, que se resume a uma canalização central de chegada, ao passo que o dispositivo de saída era composto por duas canalizações simetricamente distribuídas, mas não alinhadas ao centro. Observado através de monitoramento realizado pelo laboratório a necessidade de uma reforma na estrutura da terceira lagoa.
Averiguação de Implantação de Sistema de Tratamento de Lodo (após 5 anos): Apesar da ETE estar operando há mais de 5 anos, este tipo de tratamento não gerou volume de lodo suficiente para que seja feita sua remoção e tratamento (vimos por meio de batimetria realizada em maio 2017, conforme figura 7) que não temos acumulo de lodo depositado no fundo das

lagoas.
Inauguração da estação de tratamento de esgoto Captura No 21 de maio de 2019, o governo do Estado de São Paulo e a Prefeitura Municipal inauguraram a Estação de Tratamento de Esgotos da Bacia do Capituva. As obras foram executadas pelo DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), autarquia da Secretaria Estadual de Infraestrutura e Saneamento, através do programa Água Limpa e representaram um investimento de R$ 4,9 milhões.