Biodiversidade, Educação Ambiental e Sustentabilidade

Por: Rodrigo Torres Cardoso
Diretor Dep. Agricultura e Meio Ambiente

Com título “Biodiversidade, Educação Ambiental e Sustentabilidade”, o Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Santa Rita do Passa Quatro está divulgando semanalmente suas ações e assuntos de interesse ligados a questão ambiental. Confira a seguir.

As arvores de uma cidade tem papel muito importante na qualidade de vida da população. Muitas vezes vistas como “estorvo” por muitas pessoas, por causarem alguns danos às calçadas, muros, sujeira com folhas e galhos, elas vão muito além disso. A balança nesse caso pesa muito mais para o lado da arvore, que proporciona sombra, umidade e qualidade para o ar, diminuição da temperatura, produção de oxigênio, produção de frutos que geram alimento a pessoas e animais, abrigo para animais, melhoramento visual das ruas, melhoramento da drenagem de águas superficiais, entre outras coisas que cada espécie de arvore pode proporcionar.

A simples presença de uma arvore na calçada pode incomodar a pessoa, porém a retirada, muitas vezes sem nenhum motivo realmente justo, é a primeira alternativa a ser escolhida. A já citada “balança” deveria ser mais utilizada nas tomadas de decisão, e a determinação por corta-la, deveria ser tomada em último caso, já que o desenvolvimento de uma árvore é lento e os resultados são a longo prazo. Entretanto esse tempo a ser esperado pelos benefícios não deve ser encarado como empecilho, e sim como investimento para melhorias futuras, já que algumas espécies adquirem um bom tamanho em 4 ou 5 anos.

Outra questão relacionada às árvores é a PODA, e esse tema também se torna importante já que a mentalidade de muitas pessoas ainda é bem limitada, e o que geralmente acaba ocorrendo é a poda dita DRÁSTICA, muitas vezes até com boas intenções, entretanto é preciso ter muita cautela ao se praticar a poda, sendo recomendado que se retire no máximo 30% da copa, e que se faça os cortes nas posições e galhos corretos. Quando se retira mais que 30% da folhagem, a arvore sofre para se recuperar, já que depende das folhas para fabricação de seu alimento, além de ficar exposta a vários tipos de doenças.

O Departamento de Agricultura e Meio Ambiente disponibiliza um trabalho de doação e plantio de arvores na área urbana, poda e manutenção de calçadas, orientações de procedimento de poda e plantio, e qualquer outra dúvida relacionada à arborização urbana, basta entrar em contato com o Departamento de Agricultura e Meio Ambiente pelo telefone 3582-9004.