DAMA REALIZAM PLANTIO DE ÁRVORES NA FAZENDA PERIQUITO

Nessa quinta-feira, 10 de novembro de 2022, o Departamento de Agricultura e Meio Ambiente, com a ETEC “Manoel dos Reis Araújo”, através do Projeto “Água: hoje… e amanhã? ”, realizaram o plantio de árvores nativas na propriedade rural Fazenda Periquito.

A Fazenda Periquito fica localizada em uma área de grande importância hídrica, e um dos afluentes do Rio Mogi Guaçu – Ribeirão das Pedras – passa por dentro da propriedade.

O Ribeirão das Pedras é um afluente de extrema importância hídrica para a região, pois sua nascente está encravada dentro de área de relevante interessante ecológico, gleba do cerrado Pé de Gigante do Parque Estadual Vassununga. Esse córrego serpenteia por algumas propriedades tais como:Usina Santa Rita, Antiga Fazenda Paulicéia, Fazenda Periquito, desaguando no Rio Mogi Guaçu próxima à corredeira Escaramuça.

A proprietária da Fazenda Periquito é engajada na causa ambiental e desde 2020 vem reflorestando sua APP e 16800 m² além do necessário conforme o Código Florestal.

Até o ano de 2019 essa área era agricultável, sendo a partir desta data reflorestada com espécies nativas, contribuindo assim para um ganho ambiental e evitando o assoreamento do Ribeirão das Pedras, devido a sua topografia.

O plantio dessa quinta-feira foi particularmente muito especial, pois faz parte de um Projeto de ações intermunicipais entre os municípios da Bacia do Rio Mogi Guaçu que já sinalizaram a sua participação.

Durante essa semana já realizaram suas primeiras ações os municípios de Mogi Mirim, Águas Da Prata, Araras, Itapira, Rincão, Santa Cruz Das Palmeiras, Santa Rita Do Passa Quatro, Santo Antônio Do Jardim e Socorro.

Os municípios visam, para o ciclo 2022, realizar plantios e ações de limpeza das margens do Rio Mogi Guaçu e seus afluentes, garantindo que a biodiversidade do rio seja preservada de forma contínua.