Plano Municipal de Turismo terá audiência pública no próximo dia 14
Toda população está convidada para evento que acontece no Centro Cultural Mário Covas
No próximo dia 14 de fevereiro, quinta-feira, a população de Santa Rita do Passa Quatro terá oportunidade de participar da primeira audiência pública para revisão do Plano Municipal de Turismo (PMT). O evento acontece a partir das 18h30, no Centro Cultural Mário Covas e irá debater os princípios organizacionais, escolha de segmentos, validação de análises, entre outros.
O audiência faz parte dos conjuntos de ações que darão sequência ao Plano Municipal de Turismo, elaborado e finalizado entre 2015 e 2016, quando o município deu um importante passo para avançar em um dos segmentos que mais crescem no mundo: o turismo.
O primeiro Plano Municipal de Turismo de Santa Rita foi apresentado ao público em abril de 2016. O documento na época foi elaborado por empresa especializada para definir as ações a serem executadas pelo poder público nos próximos anos.
O documento foi totalmente desenvolvido a partir de diagnóstico realizado no município, desde o ano anterior, com visitas aos locais de potencial turístico, entrevistas com pessoas e análise do cenário, como infraestrutura, transporte, entre outros. Também foram realizadas reuniões e oficinas com o Comtur, para discussão de temas e fatores importantes para universalizar e favorecer o acesso ao turismo.
Com base nestes dados, foi elaborado um amplo documento, que contou como aprovação no Legislativo Municipal, se tornando a Lei Municipal 3293, de 17 de maio de 2016.
Através de metas a curto, médio e longo prazos o PMT tem como principal objetivo fomentar o desenvolvimento da atividade turística santa-ritense, de modo a superar as expectativas dos turistas e beneficiar a economia, a cultura e a sociedade como um todo.
Elaborado com recursos do DADE (Departamento de Apoio e Desenvolvimento das Estâncias, do governo do Estado de São Paulo), o PMT visa a valorização da cultura local, preservação do meio ambiente e o desenvolvimento da economia de forma equilibrada e consistente. O documento estabelece objetivos específicos, como levantar e analisar a situação atual do turismo na localidade; prever o seu desenvolvimento natural para os próximos anos sem a intervenção planejada; estabelecer os objetivos e metas do município em relação ao desenvolvimento econômico e, através destes, estabelecer a política municipal de desenvolvimento do turismo; delimitar os programas de ação que irão compor a política de turismo municipal, entre outros.