Departamento de Cultura e Turismo define calendário de eventos para 2019

Principais eventos, como Festa Italiana, aniversário da cidade e Festival Zequinha de Abreu já estão sendo planejados

Festival Zequinha de Abreu, em 2018, evento que consta no calendário cultural deste ano (Arquivo/AssCom/Divulgação)

[Sta. Rita do P. Quatro – SP – 9/1/19] – O ano 2018 foi bastante movimentado nos setores de cultura e turismo em Santa Rita do Passa Quatro e a Prefeitura Municipal definiu o calendário para este ano, com a programação cultural, visando o planejamento dos principais eventos, com Festival de Tradições Italianas, comemorações do aniversário da cidade e Festival Zequinha de Abreu, por exemplo. Além dos eventos tradicionais, o calendário também traz novidades e promoções que não são necessariamente promovidas pela prefeitura ou que recebem apoio, visando não haver choque de datas.

A primeira grande festa do ano é o Santacarnafolia 2019, o carnaval popular e gratuito, provido pelo Departamento Municipal de Cultura e Turismo. A folia deste ano acontece de 2 a 5 de março, e em Santa Rita, mais uma vez, irá ocupar a Praça Mario Mattoso (Estação), nos moldes do ano passado, quando até um fraldário foi colocado a disposição da mamães para maior conforto durante a festa.

Circuito Cultural Paulista, exibições de filmes do programa Pontos MIS e Circuito Sesc de Artes estão programados para abril, movimentando praticamente o mês todo. Maio, mês que Santa Rita aniversaria, irá receber também filmes do Pontos MIS, Exposição Nacional de Orquídeas, encontros de Ferreomodelismo e de Clássicos e Antigos, shows e o tradicional desfile, além de toda programação religiosa dedicada à Padroeira Santa Rita de Cássia.

Na programação de junho consta evento do Circuito Cultural Paulista, parceria com a Secretaria de Estado da Cultura, através da Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA), e uma semana dedicada exclusivamente a exibição de filmes do caipira mais famoso do Brasil, com a Semana Mazzaropi.

Em julho acontece o evento mais esperado do ano, tanto pela população, como também pelo público da região. O Festival de Tradições Italianas acontece nos dias 6, 7 e 8, antecedendo o Feriado de 9 de julho, assim como aconteceu no ano passando, garantindo grande público para a festa. Outro evento cultural do mês de férias, será o Estação Rock, que este ano chega a sua quarta edição. Circuito Cultural Paulista e Pontos MIS serão as atrações de agosto.

O destaque de setembro é, evidentemente, o Festival Zequinha de Abreu, promovido há mais de meio século como homenagem ao compositor santa-ritense cuja obra atravessou fronteiras em todo o mundo. Mais uma vez, a exemplo de 2019, o festival terá atrações durante todo o mês, aos sábados, e na semana de aniversário – comemorado no dia 19/9 — do homenageado, com programação especial, incluindo shows musicais, concurso e desfile de bandas.

Em outubro, o Circuito Cultural Paulista traz mais uma atração e o mês também irá abrigar uma semana inteira dedicada ao teatro. Novembro tem a última atração do ano do Circuito Cultural Paulista e a Semana do Músico e Medalha Octavio Bueno de Camargo, homenageando artistas que colaboram com a cultural local. E o ano termina com mais uma edição do Natal Iluminado, com atrações diárias de 6 a 22 de dezembro.

O calendário também prevê ações de fomento ao turismo e esportivas. Com isso, a expectativa é de que 2019 seja também um ano repleto de cultural na Estância.