ESPECIAL – Sítio Santa Ângela é investimento privado no turismo de Santa Rita do Passa Quatro

Apostando no turismo pedagógico, projeto oferece atividades nas áreas de educação ambiental, artes, cultura e até arqueologia

O proprietário do sítio e o prefeito recebem a visita de um tucano silvestre durante a visita ao local (AssCom/Divulgação)

Se para muitos, turismo significa passeio, lazer e diversão. Para outros, é a grande oportunidade na geração de emprego e renda para a população. Grandes e pequenas cidades do mundo tem seu maior potencial econômico na atividade turística, especialmente com o avanço da tecnologia, quando a indústria automatizada e a agricultura mecanizada, empregam cada vez menos mão-de-obra humana.

Entretanto, o desenvolvimento do turismo não pode – e não deve – acontecer apenas por meio do setor público, cabendo a iniciativa privada uma grande parcela nos investimentos. O poder público deve oferecer os meios, facilitar os caminhos, manter a infraestrutura em dia, mas quem realmente investe e busca retorno financeiro, deve ser o empresário de diversos subsetores que só têm a ganhar com o turismo.

Mas o setor privado só investe com segurança, quando o poder público faz a sua parte abrindo o caminho. E é isso que começa a acontecer em Santa Rita. Esta semana o prefeito esteve em local que é um exemplo de investimento privado no setor.

O T-Rex esculpido em tamanho real é uma das atrações do Sítio Santa Ângela em Santa Rita (AssCom/Divulgação)

O Sítio Santa Ângela, no quilômetro 11 da Rodovia Jaime Nori, oferece turismo pedagógico, com atividades de educação ambiental, cultural, artística e arqueológica. Estudantes podem passar horas em um local com animais exóticos, índios Pataxós – que vistam anualmente a propriedade – e até mesmo um Tiranossauro Rex, em tamanho natural, na floresta. Além do contato com a fauna e flora locais, visitas culturais e turísticas podem ser incluídas ao roteiro, como ao santuário de Santa Rita de Cássia (Matriz), Museu Zequinha de Abreu, entre outros pontos turísticos que Santa Rita oferece.

De acordo com o Gustavo Bianchi, sócio proprietário do sítio, ainda sem a divulgação, em 2018, o local recebeu cerca de 7 mil crianças de 48 municípios. A meta para este ano, quando começa a divulgação efetivamente, é de dobrar este número. Já estão previstas inclusive visitas de estudantes de Austrália e dos Estados Unidos para os próximos meses.

O local ainda está recebendo investimentos, como a construção de um amplo refeitório e acomodações, e deve tornar oficialmente um acampamento, com capacidade inicial para 200 e depois 400 leitos.

Estudantes estrangeiros em visita ao sítio em 2018; projeto para este ano é dobrar o número de visitantes (Reprodução)

Como é um projeto pedagógico, a visitação acontece apenas por meio de agendamento. Os pacotes são comercializados por agências de turismo em Ribeirão Preto, Cravinhos e Porto Ferreira. A área de abrangência das vendas acontece em um raio de 300 quilômetros da cidade.

Durante a visita, o prefeito agradeceu pelo investimento. “Muito obrigado por acreditar na cidade. É isso que a gente precisa para o futuro”, disse o prefeito. Bianchi retribuiu o agradecimento. “Agradeço todo o apoio que prefeitura tem nos dado desde a concepção do projeto que tem 3 anos apenas, mas que tem dado um resultado considerável”, disse o proprietário do sítio.

A propriedade que pertenceu a família Janduzzo, foi adquirido pelos novos investidores, que vieram da cidade de Ribeirão Preto. Com o projeto de turismo pedagógico em andamento, o Sítio Santa Ângela gera atualmente 12 empregos diretos e cerca de 15 indiretos. Com sua expansão, certamente será um dos grandes investimentos privados no turismo de Santa Rita, trazendo cada vez mais benefícios ao município. “Turismo forte, é turismo com investimento também do setor privado”, conclui o prefeito.

Conheça mais do Sítio Santa Ângela clicando AQUI.