Investimentos aceleram a universalização do saneamento em Santa Rita do Passa Quatro

A Comasa (Companhia Águas de Santa Rita), empresa do grupo GS Inima Brasil, e a prefeitura de Santa Rita do Passa Quatro, entregaram na sexta-feira (10/7) um pacote de obras de infraestrutura na área de saneamento de mais de R$ 3 milhões. Os investimentos foram aplicados na ampliação da coleta e tratamento de esgoto e no reforço do sistema de distribuição de água tratada que vão beneficiar mais de 11 mil santa-ritenses.

No distrito de Santa Cruz da Estrela, localizado a 18 km do núcleo urbano de Santa Rita do Passa Quatro, a concessionária investiu R$ 2 milhões na instalação de 2 km de redes coletoras de esgoto e na construção de uma moderna Estação de Tratamento de Esgoto (E.T.E.) que beneficiará cerca de 300 famílias que residem no local.

Acompanharam a entrega das obras o prefeito de Santa Rita do Passa Quatro, Leandro Luciano dos Santos, a vice-prefeita, Maria Rita Mondin de Oliveira, o presidente da Câmara dos Vereadores, Paulo César Missiatto, o diretor técnico da Comasa, Carlos Roberto Ferreira, e o presidente da concessionária e CEO do Grupo GS Inima Brasil, Paulo Roberto de Oliveira. Representantes das empresas Said e Enorsul, acionistas da Comasa, também participaram da solenidade.

Com a inauguração da nova E.T.E., todo o efluente gerado pelos habitantes do distrito, que anteriormente era descartado de forma rudimentar em fossas sépticas e rios da região, serão tratados através do sistema UASB (Upflow Anaerobic Sludge Blanket), uma tecnologia de tratamento biológico baseada na decomposição anaeróbia da matéria e com um pós tratamento com filtro biológico. Todo o processo permite a conversão da matéria ao mesmo tempo que promove a separação dos gases, sólidos e líquidos, garantindo remoção de 98% da carga orgânica.

“Com a inauguração da ETE Santa Cruz da Estrela, concluímos mais uma etapa do plano de universalização do saneamento em Santa Rita do Passa Quatro. A ampliação do sistema garante que mais uma parte do município terá cobertura de coleta e tratamento de esgoto”, enfatiza o diretor técnico da Comasa, Carlos Roberto Ferreira.

“Estamos numa cidade trezentos por cento, ou seja, possuímos tratamento de água, coleta de esgoto e tratamento de esgoto. Isso eleva o município a um patamar diferenciado em relação aos índices de saneamento do país”, comenta o prefeito do município, Leandro Luciano dos Santos.

Novas Estações Elevatórias e de Tratamento

A concessionária também entregou duas Estações Elevatórias de Esgoto que contam com sistema totalmente automatizado com tecnologia alemã, que realizam o bombeamento hidráulico dos efluentes por meio de gravidade até as ETEs da cidade. Na unidade Lagoinha foram investidos R$ 250 mil na instalação de um sistema duplo de bombas e na implantação de 1.3 km de redes coletoras. Na Estação Elevatória de Esgoto Recreio dos Bandeirantes, além do sistema duplo de bombas, foram implantados 3.4 km de redes coletoras de esgoto, num total de R$ 500 mil investidos.

No abastecimento de água, a COMASA reforçou o sistema para garantir a continuidade do serviço para mais de 10 mil habitantes de diversas localidades do município.

Com a inauguração da Estação de Tratamento de Água Bonanza/BelaVista será possível atender os bairros Jardim Bela Vista, Jardim Lagoinha, Jequitibá Rosa e Parque Lagoinha que juntos somam 3 mil habitantes.

Na Estação de Tratamento de Água Bonanza/São Luiz serão atendidos 7.400 moradores dos bairros Conjunto Habitacional Arnaldo dos Santos, Jardim Alvorada, Boa Vista I, II e II, Jardim Cel. Victor Meirelles, Jardim do Lado, Nova Santa Rita, Nova Toscana, Paineiras, Primavera, San Marino I e II, São Luiz I e II, Recreio dos Bandeirantes, Vale do Flamboyant, Santa Maria, São Luiz, Bela Vista, Lagoinha, Jequitibá Rosa e Parque Lagoinha.Com investimentos de R$ 300 mil, as unidades contam também com equipamentos de bombeamento com tecnologia alemã, incluindo bomba reserva, que evita interrupções no fornecimento de água.

Nos estruturamos modernas instalações, com equipamentos de alta tecnologia que vão garantir o avanço dos serviços na cidade. Isso está na filosofia do grupo, em cumprir o compromisso de garantir saneamento de qualidade para os cidadãos”, garante o presidente da Comasa, Paulo Roberto de Oliveira.

Sobre o grupo GS Inima Brasil

A GS Inima Brasil faz parte da operação mundial da GS Inima Environment, empresa espanhola controlada pelo Grupo GS E&C, o quinto maior conglomerado empresarial da Coréia do Sul. Atuando desde 1995, a GS Inima Brasil é uma empresa brasileira que está entre os quatro maiores grupos privados de água e esgoto do país, possuindo em seu portifólio 12 operações na área de concessões, industrial e serviços nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Alagoas.