Mutirão de Limpeza dos Córregos Municipais

Equipes dos departamentos de Meio Ambiente, Saúde e Serviços Municipais da Prefeitura de Santa Rita do Passa Quatro promoveram, no último sábado (06/03), mais uma ação de prevenção das margens dos Córregos Municipais e combate a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor das doenças da Dengue, Zika Vírus, Chikungunya e Febre Amarela. O trabalho ocorreu no Córrego dos Quatis e Córrego Corumbataí, da Rua Sete de Setembro até a Avenida Augusto Zorzi e da Rua Ignacio Ribeiro até a Avenida Augusto Zorzi.

Para a realização da ação, o Departamento de Saúde através da equipe do Controle de Vetores fez um mapeamento da área para garantir que nenhuma residência teria casos suspeitos ou confirmados para COVID19, garantindo a segurança dos funcionários e dos munícipes.

Durante todo o período da manhã, foram recolhidos na atividade 3 caminhões de possíveis criadouros como lonas, latas, garrafas pet, entre outros, sendo que desses 2 locais com larvas. Os moradores que têm acesso direto às margens do córrego em suas casas foram conscientizados sobre a importância de manter a área limpa, para prevenir a situação epidemiológica da Dengue em nosso município e para preservar o meio ambiente.

A primeira ação foi escolhida para ser realizada em março, devido esse ser o mês em que se comemora o Dia Mundial da Água (22 de março). A poluição hídrica corresponde ao processo de poluição, contaminação ou deposição de rejeitos na água dos rios, lagos, córregos, nascentes, além de mares e oceanos. Trata-se de um problema socioambiental de elevada gravidade, pois, embora a água seja um recurso natural renovável, ela pode tornar-se cada vez mais escassa, haja vista que apenas a água potável é própria para o consumo.

Dentre os córregos urbanos no município de Santa Rita do Passa Quatro, os córregos Corumbataí e dos Quatis possuem a maior extensão, sendo 1,17km e 1,60km, respectivamente. Nascem em área urbana do município, passam pela área central e se juntam no córrego Marinho, até a confluência com o Rio Claro, no município de Santa Rita do Passa Quatro, onde desembocam no Rio Mogi-Guaçu.

As principais contribuições desses recursos hídricos na área urbana são o escoamento de água pluvial e nascentes, fazendo-se necessário a preservação e monitoramento para garantir a qualidade de nossas águas e a preservação do meio ambiente.

A ação faz parte da diretiva Gestão das Águas do ciclo 2021 do Programa Município Verde Azul.