Reajustes dos servidores devem movimentar R$ 2,5 milhões a mais na economia local

Prefeitura atende reivindicação dos servidores e concede aumento de salários, auxílio plano de saúde e vale alimentação, além de incorporação de abono

Prefeito e diretor financeiro da prefeitura avaliando o resultado das medidas de economia que proporcionou o reajuste concedido (Arquivo/AssCom/Divulgação)

Em atendimento às reivindicações dos Servidores Municipais, Prefeitura de Santa Rita do Passa Quatro concedeu reajustes de salários — incluindo incorporação de abono –, de ticket alimentação e auxilio plano de saúde funcionalismo. A decisão aconteceu após estudo do Departamento Municipal de Finanças apresentado ao prefeito Leandro Luciano dos Santos.

Os reajustes de 4% no salário, R$ 10% no auxílio plano de saúde, R$ 50 reais no ticket alimentação e a incorporação do abono de R$ 100, concedido nos anos anteriores anteriormente, aos vencimentos, estão previstos em leis aprovadas pela Câmara Municipal e já publicadas no Diário Oficial Eletrônico do município. Os reajustes valem partir de 1º de abril de 2019 e estão disponíveis na próxima folha de pagamentos dos servidores, que será paga na próxima semana.

De acordo com o diretor Financeiro da Prefeitura, Eduardo Gioieli Gracioso, o impacto na economia local será considerável, já que os reajustes aos mais de 800 servidores municipais irão injetar cerca de R$ 2,5 milhões a mais, ao ano, especialmente no comércio e prestação de serviços do município.

Ainda segundo o Setor Financeiro só foi possível conceder os reajustes e manter a regularidade dos pagamentos graças a manutenção nos anos posteriores das medidas para contenção de despesas na administração pública, tomadas em agosto de 2015, no chamado Choque de Gestão.

Na época foram tomadas medidas com redução de horários, cortes de vantagens, reajustes, adequações de salários, revisão de metas fiscais buscando redução nas despesas de combustíveis, viagens, telefones, energia elétrica e compra de material permanente, diminuição de cargos em comissão (de confiança), redução dos salários do próprio prefeito, comissionados e funções gratificadas, criação do programa de aposentadoria voluntária, além da revisão dos contratos de serviços prestados por terceiros. O resultado do trabalho foi a redução do déficit de R$ 7,7 milhões para zero no final de 2018.