ESPECIAL – Conheça os esportes que consolidam Santa Rita no turismo de aventura

Airsoft e voo livre atraem praticantes de diversas cidades e até outros Estados para prática no Deserto do a Alemão e Rampa da Espanhola

Praticantes de airsoft, modalidade com cada vez mais adeptos, em competição no Deserto do Alemão (AssCom/Divulgação)

Após muito trabalho e investimento, Santa Rita do Passa Quatro começa a ficar conhecida como destino turístico para praticantes de modalidades de esporte de aventura. A provo disse são as frequentes atividades realizadas no município recentemente.

No último dia 24 de março, domingo, o município cerca de 50 pessoas, de diversas cidades como São Carlos, Ribeirão Preto, Divinolândia, Cravinhos, entre outras, para uma competição de airsoft, modalidade que vem ganhando muitos adeptos. A competição acontece no período da manhã, no Deserto do Alemão.

Na semana seguinte, no último sábado (30/3), outro grupo com mais de 40 pilotos de voo livre estiveram em Santa Rita em busca de adrenalina. Foi uma manhã de treino organizada pela Associação de Voo Livre de Santa Rita do Passa Quatro, na Rampa da Espanhola, local arrendado pela nossa prefeitura para fomento do turismo de aventura no município.

Os pilotos de paraglider (ou parapente) vieram de mais de 15 cidades, como Paraty (RJ), Jundiaí, Mogi das Cruzes, Campinas, São José do Rio Preto, Atibaia, Jaboticabal, Ribeirão Preto, Santos, São Pedro, São Bernardo do Campo, Araraquara, São Paulo, entre outras. O entusiasmo dos pilotos é a prova de que o local é um dos preferidos para a prática do esporte no Brasil.

Pilotos de paraglider em manhã com mais de 40 decolagens da Rampa da Espanhola (AssCom/Divulgação)

O prefeito Leandro Luciando dos Santos esteve presente das duas ocasiões para conferir de perto o potencial do município para a prática destes esportes, como incentivo ao turismo de aventura em Santa Rita, a exemplo do que acontece em municípios que se desenvolvem no setor, gerando emprego e renda para a população.

AVANÇO E OPORTUNIDADES

O maior emissor de turistas do Brasil, o Estado de São Paulo está em busca de também ser reconhecido como destino turístico e finalmente poder usufruir das oportunidades na geração de emprego e renda que o setor oferece. Na linha de frente, em busca do crescimento e desenvolvimento do turismo estão as Estâncias e MITs (Municípios de Interesse Turístico) cada vez mais empenhados em divulgar seu potencial e crescer no cenário nacional.

Pela primeira vez na sua história, Santa Rita do Passa Quatro ocupa hoje o lugar de maior destaque no cenário, com seu prefeito eleito presidente da Aprecesp (Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo).

Com responsabilidade na gestão, os recursos conquistados do Dadetur (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos), estão sendo totalmente investidos no setor, na transformação da cidade, melhorando a sua infraestrutura, para enfim poder gerar emprego e renda à população e aumento na arrecadação do município.

A infraestrutura turística local recebeu ou está recebendo obras de reformas e revitalização em pontos chave para o expansão do turismo, como Três Quedas, Cristo Redentor, Ginásio de Esportes, Rodoviária; Centro Olímpico, o prédio histórico da antiga Delegacia e o galpão de eventos no Parque Turístico Municipal (Clube de Campo), entre outras que completam a lista de benefícios à população e atrativos turísticos.

Os eventos locais também crescem a cada ano ou novos que surgem, como o carnaval, Festa Italiana, o Festival Zequinha de Abreu e as festividades de aniversário da cidade.  Competições e parceiras com grandes entidades, ampliam ainda mais os horizontes no cenário esportivo. A Região Turística Histórias Vales direciona Santa Rita no caminho da regionalização, considerado como o futuro do desenvolvimento.

Os novos tempos no turismo apontam para novas oportunidades.