Projeto Eco Óleo promove descarte correto e educação ambiental

Um litro de óleo de cozinha usado é capaz de contaminar até 20 mil litros de água potável, se descartado incorretamente. Quando jogado no ralo, o óleo acaba incrustando nas tubulações e causando o seu entupimento, além de prejudicar sobremaneira o tratamento de esgoto. Para resolver este problema, a reciclagem do óleo e gordura utilizado em casa é uma das possíveis soluções.

As ações do projeto “Eco Óleo” possuem caráter educativo para a população e promove a conscientização sobre o armazenamento e descarte correto do óleo de cozinha nos Pontos de Entrega Voluntária – PEVs. O mapeamento destes locais para a entrega do óleo residual é fundamental para auxiliar o consumidor a conhecer qual o ponto mais próximo de sua residência. O projeto foi iniciado em abril de 2019 e está sendo divulgado pelaequipe técnica da Comasa (Companhia Águas de Santa Rita) e do Departamento de Agricultura e Meio Ambiente de Santa Rita do Passa Quatro, folders anexados às faturas entregues nas residências, jornais da cidade e redes sociais.

Atualmente existem 7 pontos de entrega voluntária, espalhados pelo município. Os pontos de coleta são: Prefeitura Municipal (Paço Municipal), Sede da Comasa (Estação e Tratamento de Água); Ecoponto; Museu Zequinha de Abreu; EMEF Francisco Ribeiro, EMEF Madre Carmelita, EMEF do CAIC Laura Suriani Barbuio.

Devido à pandemia de COVID-19 os pontos de coleta das escolas municipais e do Museu Zequinha de Abreu estão SUSPENSOS.

Todo o óleo arrecadado pela população é destinado a uma empresa no município de Ribeirão Preto, que transforma este óleo em sabão em pó, o qual é doado para instituições que necessitam de recursos, como o Lar de Idosos São Vicente de Paulo.

Continue separando seu óleo e contribuindo para o meio ambiente, a ação é contínua e as doações são muito importantes para o nosso município.